Eu pratico

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dica de Hoje


O que funciona melhor? Dieta ou exercícios?





Compreender o que funciona melhor para emagrecer – dieta ou exercícios – pode fazer toda a diferença nos resultados que você alcança

Diversas pesquisas científicas já foram realizadas para chegar a esse veredito e essa é uma das poucas áreas dentro do assunto de perda de peso em que praticamente todo mundo concorda.
A máxima é: você pode perder peso com dieta E exercícios e você pode perder peso SÓ com dieta, mas você não pode perder peso SÓ com exercícios.
Dieta ou exercícios?
Isso já foi comprovado inúmeras vezes em estudos científicos feitos ao redor do mundo.
A crença de que exercícios é que farão com que a pessoa perca peso é a responsável pelos maiores erros que as pessoas cometem ao tentar emagrecer. Os exercícios inclusive funcionam como mecanismo de autoengano, levando a pessoa que praticou alguma atividade física no dia, comer a mais porque ela acha que fez bem feito!
É preciso compreender o seguinte: além dos óbvios benefícios relacionados à saúde e à disposição pessoal, o papel dos exercícios na perda de peso em si é acelerar o emagrecimento através do maior gap criado entre as calorias ingeridas e as calorias gastas durante o dia, ou em alguns casos como na musculação, acelerar o metabolismo, também queimando mais calorias. Mas isso, em primeiro lugar, depende da dieta da pessoa!
Se você se mata na academia, volta pra casa achando que fez bonito e que agora então pode comer o que quiser, você estará jogando fora todo o efeito daquele sacrifício todo. É claro que o efeito do exercício na saúde e na disposição nunca é perdido, mas se seu objetivo principal é emagrecer, é isso o que você não vai conseguir enquanto continuar raciocinando dessa forma com relação às atividades físicas.
Temos falado bastante aqui nas últimas semanas sobre dieta como nos artigos sobre Como montar um cardápio e Como consumir macronutrientes porque antes de tudo você precisa entender os alimentos e saber como se alimentar corretamente.
É a dieta que irá ditar o quanto você pode emagrecer. Os exercícios irão, no máximo, ditar o ritmo. Vamos entender o seguinte:
Você não deve consumir menos de 1.200 calorias diárias (1.000 sendo o mínimo absoluto).
Sendo assim, digamos que de acordo com seu sexo, altura, idade e peso atual, você precise de 1.800 calorias diárias para manter o peso em que você está agora. Para emagrecer você precisa então comer menos de 1.800 calorias diariamente, mas sem baixar de 1.200! Isso faz com que o ritmo da sua perda de peso seja um tanto lento, já que 600 calorias a menos por dia fará com que você perca em torno de 1 a 2 Kg, no máximo, por semana!
Se você quer perder peso mais rápido então, a solução não é comer menos, mas sim fazer exercícios! Agora, isso só irá funcionar se você mantiver sua dieta na ponta do lápis, pois se você não sabe quantas calorias está ingerindo e volta pra casa da academia (ou de sua atividade, onde quer que ela seja!) com aquela fome de leão e come tudo o que você puder, você simplesmente irá boicotar todo o processo e não perder peso nenhum!
No próximo artigo, vamos conversar mais sobre exercícios: quantas calorias cada modalidade queima e como distribuir as atividades durante a semana, fazendo exercícios com ou sem academia.
Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.

Um comentário:

  1. Temos que balancear os dois né? Fazer uma atividade física as vezes ajuda muito :D

    Depois vai lá no meu blog que está rolando um sorteio do Smartshot Detox :)

    ResponderExcluir